A 5 de Junho de 1992 um grupo de Vermoilenses reuniu-se e deu o primeiro passo de uma longa caminhada. Três anos passaram, e, a 17 de Julho de 1995 foram publicados os estatutos que oficializaram a Instituição.

O início da actividade surgiria assim em Janeiro de 1998 com o Serviço de Apoio Domiciliário, numas instalações provisórias cedidas pela Sociedade Filarmónica Vermoilense.

A 8 de Agosto de 1998 foi lançada a primeira pedra para a construção das primeiras instalações, iniciando-se assim as funções nas novas instalações a 31 de Janeiro de 2000 sendo só inaugurado oficialmente as instalações a 21 de Julho de 2002. Com as novas Instalações vieram novos serviços, o Centro de Convívio e o Centro de Dia.

Mas o sonho do grupo de Vermoilenses não estava cumprido pois o seu principal objectivo era a construção de um lar de idosos para colmatar a carência e necessidade sentida pela população de um equipamento destes. Assim a 17 de Julho de 2005 foi lançada a primeira pedra para a construção do lar alargando assim as anteriores instalações.

O início da construção da Estrutura Residencial de Idosos (E.R.I.) – Lar foi a 9 de Abril de 2008.  A 19 de Junho de 2010 foram inauguradas as novas instalações para a valência de lar. Começando em funcionamento a 3 de Novembro de 2010.

Outro projecto surgiu - a construção de uma Creche para as crianças da nossa terra. A 19 de Junho de 2010 lançou-se a primeira pedra para a construção da creche. Construção financiada pelo programa PARES. A Creche abriu as suas portas no dia 19 de Setembro de 2011. E foi inaugurada a 17 de abril de 2012.

São dois empreendimentos que muita falta estavam a fazer nesta freguesia. São postos de trabalho que se criaram, mais vida comunitária activa na freguesia.

O Centro Social Júlio Antunes, continua a concretizar os objectivos para que foi criado, que era o apoio, quer à população idosa quer as famílias jovens.